Moda – Fashion(R)evolution – ANOS 40

Oi gente! Prometido é devido! Estou de volta com mais um Fashion(R)evolution,agora com os anos 40! Ele que trouxe-se tanta coisa boa no meio de um dos maiores conflitos do mundo a 2 ª guerra mundial (1939-1935) como tudo na vida à sempre o lado bom e o mau, mas vamos ver o que os anos 40 ofereceram nos dias de hoje e o quanto foi benéfico para muitas situações que fizeram toda a diferença na atualidade! Para saberem basta continuem a ler!

The Andrews Sisters

Se não te recordas ou não sabes da intenção deste quadro é simples, falo um pouco da historia da época conciliando a moda, logo vendo a evolução da mesma e o que nos trouxe aos dias de hoje, não sabes dos anos anteriores? Basta clicares aqui e fica a par de todos os Fashion(R)evolution que já se encontram disponíveis.

 

imagen-de-la-segunda-guerra-mundial-blando-y-negro-1

Como muitos de nós sabemos a guerra iniciou-se na Europa e expandiu-se por outros cantos do mundo como a África e a Ásia. A guerra inicio em 1939 quando o exercito alemão invadiu a Polónia e a França e Inglaterra declararam guerra. Foi na década de 30 que na Europa surgiram governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas.

E assim surgem governos como o nazista de Hitler na Alemanha ou como do partido Fascista com Mussolini na Itália. Com todo o conflito a iniciar a industrialização de armamentos e equipamentos bélicos foram crescendo ainda mais trazendo consequências para países de todo o mundo.

Todas as industrias sofrem com as consequências da guerra como a da moda, que enfrentou a escassez dos seus materiais. No entanto quem usufruía dos mesmos teve que o deixar e começar a entrar nas normas que eram concedidas na época.

1_gwgmOj1C17AScfDRd2KYrg

O famoso nylon e a seda acabaram por servir para outros fins, como os uniformes, para-quedas, bolsas de pólvora etc. As mulheres tiveram que ser mais praticas no que se toca a vestuário que era mais sóbrio. Mas mesmo assim a moda dava o seu melhor e as mulheres em ocasiões mais casuais podiam usar saias retas com pregas para facilitar o movimento, usavam vestidos ou camisas com ombros arredondados ou de manga comprida.

legging paiting.jpg

As tão amadas meias de nylon já não poderiam ser usadas pois este tecido estaria a ser usado para artigos de guerra mas as mulheres deram o seu jeito, e começaram por usar a técnica do leg-paiting que era pintar uma linha vertical atrás da perna, dando a ilusão de uma meia-de-vidro com linha vertical, era uma técnica que trouxe muita elegância e glamour ás pernas da mulher alem de contribuir para a ilusão de definição das mesmas, o que as tornava mais atraentes para os homens.

8

Quanto a nível dos cabelos estes passaram a ser atados e arranjados com ganchos com estes elas os moldavam e deixavam com uma ondulação elegante nos penteados já que tinham de trabalhar os cabelos precisavam de estar obrigatoriamente presos algumas usavam lenços, turbantes e até mesmo redes no cabelo para não atrapalharem em serviço.

calça40s2

Não podiam usar grandes acessórios, a roupa cada vez mais simples como as calças largas de bainha começaram a ser usadas por serem mais praticas e confortáveis.

5edfce8e28ce3ab525da366bc6a641af--red-lipsticks-s

 

A maquilhagem era mais natural usavam apenas base/pó e um blush bem rosado, nas ocasiões mais casuais usavam um batom vermelho e arranjavam as suas sobrancelhas que na altura eram em forma de arco.

 

 

 

 

Os tempos foram tornando as mulheres mais atenciosas para si mesmas e assim surgem também a lingerie em conjunto dos famosos robes leves com a sua transparência e elegância e as cintas.

lingerie-40s-2

1e03a72d6ada865417ca0fc9d7aa45bc

Conceito pin-up também surgiu nesta época, principalmente em calendários onde as ilustrações eram super sensuais de mulheres em lingerie.

George Petty1

O ano prosperou bastante para o lado feminino, surgiu o feminismo movimento que defendia o direito das mulheres para o mercado de trabalho entre outros.

No mundo da moda do lado masculino houveram algumas mudanças, os homens já não usavam os coletes que tanto vestiam nos anos anteriores começaram por usar as sweaters de decote em “V” e camisas de colarinho.

Não só como os seus suits ficaram mais largos e com eles também os ternos Zoot.

zootsuit
Os ternos Zoot eram bem mais largos e iam até a cintura dos homens normalmente acompanhado do famoso acessório o lacinho.

E que os anos 40 nos trouxeram aos dias de hoje?

 

Pin-Up

bd6932598332a589855fc20e607301d4--pinup-art-pinup-girls

O conceito pin-up ainda é avistado nos dias de hoje, um dos conceitos mais populares na decada de 40 com estrelas como Marilyn Monroe ou Betty Grable. Mulheres super sensuais, atrizes conhecidas como sex symbols. Já viram alguma por ai?

 

Back Seam Tights

black seamed tights nylons pantyhose outfit

As leg-paiting inspiraram aos estilistas a criarem as collants de vidro com a famosa linha por de trás das pernas, trazendo mais sensualidade as pernas das mulheres de hoje!

 

Robes

c78873f1d0779992e55a5eb022ece84f--spring-day-street-style-fashion

Agora os robes também se usam nas ruas, sem sombra de duvidas com a maior elegância e divindade com os tecidos mais leves e sedosos. Os robes são uma peça muito sensual podem se ser usados ate nas ocasiões mais casuais! Não acham maravilhoso!?

Calças Largas com Bainha / Boyfriend

2.-boyfriend-jeans-with-loose-top.jpg

Quem diria que umas boyfriend seriam inspiradas dos anos 40? Pois é as mulheres tiveram que usar calças largas para serem mais praticas em trabalho, hoje não deixa de ter tal função, mas é moda!

 

Do lado masculino…

 

V cut Sweaters

red-sweater-blue-pants-brown-shoes

As charmosas sweaters de decote em v, são sim dos anos 40, são super elegantes e estão obviamente presentes nos dias de hoje e a arrasar e encantar muitas mulheres! Exuberante!

Camisas de Colarinho

two-tone-polo-shirt-men-style-fashion-spring-summer-menswear-streetstyle-london

Desde as mais clássicas, básicas, coloridas ou com padrões, estas camisas são essenciais para os homens e cada um exige pelo menos uma no seu armário para momentos mais importantes, como um casamento ou mesmo para ocasiões casuais como uma saída ou encontro! A camisa de colarinho faz várias junções em vários looks desde os mais formais aos casuais, como em ternos ou com sweaters.

 

Espero que tenham gostado, demorou mas chegou! Partilhem e comentem abaixo o que mais gostaram! Até à próxima nos anos 50!

2 opiniões sobre “Moda – Fashion(R)evolution – ANOS 40

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s